T-shirt: origem e significado – história da camiseta

Origem significado e história da t-shirt

Falamos tanto sobre camisetas na mony mony, mas afinal de contas qual a origem e significado da t-shirt?

Quando falamos em t-shirts ou tees, como são carinhosamente chamadas, sempre nos vem em mente a ideia do formato da letra ‘t’, daí a explicação porque camisetas são chamadas de t-shirts.

Não se sabe ao certo a data de origem da t-shirt, ou seja, é improvável que alguém se arrisque a dizer na data xx do mês xx do ano xx nasceu a t-shirt. Abaixo você consegue ver algumas das nossas camisetas. Para ver mais detalhes e expandir, basta clicar na imagem.

Entretanto, é possível fazemos um apanhado de fatos históricos que culminaram no agraciamento da t-shirt como peça obrigatória no armário ou como dizemos no mundo da moda peça curinga.

A história da camiseta teve a participação de grandes pensadores, artistas e percursores da moda como Coco Chanel, Vivienne Westwood e John Lennon.

Antes usada por fusileiros navais dos Estados Unidos , como peça que ficava abaixo do uniforme oficial, dando apoio ao trabalho duro e bruto em campanhas de guerra, a t-shirt assumiu um tom mais pacífico e racional como meio de comunicação em protestos, reafirmação da personalidade e identidade visual.

Em um texto antigo de 1905 sobre o regulamento de uniformes dos fusileiros é possível encontrar a obrigatoriedade do uso de camisetas abaixo dos uniformes.

Mony Mony T shirt Significado
T-shirt, origem e significado: t-shirt Toddy ao Tédio da mony mony.

As t-shirts, como vítimas de todo processo industrial, contaram com os avanços tecnológicos da serigrafia e do maquinário cada vez mais potente e versátil.

Os próprios jingles, velhos conhecidos das campanhas eleitorais, pavimentaram o destino das t-shirts quando não mais bastava ouvi-los, passando a ser necessário trazer destacado de forma explícita a ideia de literalmente ‘vestir a camiseta’. Em Washington D.C. na Smithsonian Institution, é possível encontrar a chamada “mais velha t-shirt política” com o slogan “Dew it with Dewey” que foi empregado em 1948 para a campanha presidencial do americano Thomas Edmund Dewey. Ouça a relíquia abaixo adquirida exclusivamente pela mony mony para ilustrar esse post sobre t-shirts!

Muito legal!

Na década de 50 ninguém imaginava que camisetas passariam a ser interpretadas como um estilo peculiar não apenas no modo de se vestir, mas de se comportar. Filmes como O Selvagem, Rebelde Sem Causa e Babette vai à Guerra acabaram conspirando à favor do movimento que reconhecia as t-shirts como símbolo do que viria a ficar conhecido como lifestyle.

Ao longo dos anos 60 a plataforma para auto-expressão por imagens ou simples frases concatenou-se ao movimento conhecido como Do It Yourself (Faça você mesmo) com a ajuda da banda Grateful Dead a qual apoiava que fãs fizessem as suas próprias artes nas camisetas para comercialização durante os seus shows.

origem e história da t-shirt
Era pós-Beatles: origem das t-shirts. Fonte: Vintage T-shirts.

A própria industria cinematográfica na década de 70, quando viu nas t-shirts uma oportunidade adicional de ganhos e campanhas de marketing do tipo “top of minds”,  não perdeu tempo embarcando na nova onda com filmes como Guerra das Estrelas e E.T.  Ali as camisetas ganhariam verdadeira notoriedade.

Ficou super conhecida a t-shirt com o slogan I love New York do artista Milton Glaser, condecorado inclusive pelo presidente Barack Obama. Agora, ir em Nova York e escolher os presentes (ou lembrancinhas) ficaria mais fácil.

As marcas não poderiam ficar para trás e visando o chamado brand equity ou valor patrimonial das marcas, concretizaram projetos de extensões – como a Coca Cola que hoje possui inclusive sua marca de jeans. As t-shirts vieram primeiro nesses projetos.

história t shirt
A história da t-shirt. Camiseta feminina da mony mony.

A omnipresença das t-shirts passou a ser algo irreversível e os direitos de reprodução e licenças tendeu à profissionalização das marcas de camisetas que deixaram o estigma de fabricantes caseiros.

Quer saber mais sobre as camisetas femininas da mony mony? Conheça a nossa loja online feminina e comente sobre os nossos produtos!

Gostou da dica? Aqui no blog da mony mony você encontra inúmeras dicas de roupas da moda, novidades do mundo da moda, moda feminina super atualizada e diversos toques que fazem total diferença para você sair do mesmo de sempre e procurar por originalidade, bom humor e preços super em conta! Para ficar por dentro de todas as nossas novidades do mundo da moda feminina, curta a nossa página oficial no Facebook. A gente sempre avisa por lá quando há novos textos por aqui. Essa é a melhor forma de você ficar ligada! Ajuda agente, é rapidinho! (:

 Curtir Página no Facebook

mony mony

Moda é conceito, o nosso é comunicar com bom gosto. A mony mony é uma loja de t-shirts femininas. Nossas t-shirts abordam temas atuais e que envolvem as pessoas, como amor, humor, alegria, ironia. Trabalhamos de forma responsável na confecção das t-shirts, atentas aos processos de qualidade como acabamento refinado e materiais de primeira qualidade que garantem durabilidade e conservação por longo tempo. Nossas t-shirts são vendidas através da nossa loja virtual e enviamos para todo território nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.