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T-shirt: origem e significado – história da camiseta
19
mar
Falamos tanto sobre camisetas na mony mony, mas afinal de contas qual a origem e significado da t-shirt?
Quando falamos em t-shirts ou tees, como são carinhosamente chamadas, sempre nos vem em mente a ideia do formato da letra ‘t’, daí a explicação porque camisetas são chamadas de t-shirts.
Não se sabe ao certo a data de origem da t-shirt, ou seja, é improvável que alguém se arrisque a dizer na data xx do mês xx do ano xx nasceu a t-shirt. Abaixo você consegue ver algumas das nossas camisetas. Para ver mais detalhes e expandir, basta clicar na imagem.
Entretanto, é possível fazemos um apanhado de fatos históricos que culminaram no agraciamento da t-shirt como peça obrigatória no armário ou como dizemos no mundo da moda peça curinga.
A história da camiseta teve a participação de grandes pensadores, artistas e percursores da moda como Coco Chanel, Vivienne Westwood e John Lennon.
Antes usada por fusileiros navais dos Estados Unidos , como peça que ficava abaixo do uniforme oficial, dando apoio ao trabalho duro e bruto em campanhas de guerra, a t-shirt assumiu um tom mais pacífico e racional como meio de comunicação em protestos, reafirmação da personalidade e identidade visual.
Em um texto antigo de 1905 sobre o regulamento de uniformes dos fusileiros é possível encontrar a obrigatoriedade do uso de camisetas abaixo dos uniformes.
As t-shirts, como vítimas de todo processo industrial, contaram com os avanços tecnológicos da serigrafia e do maquinário cada vez mais potente e versátil.
Os próprios jingles, velhos conhecidos das campanhas eleitorais, pavimentaram o destino das t-shirts quando não mais bastava ouvi-los, passando a ser necessário trazer destacado de forma explícita a ideia de literalmente ‘vestir a camiseta’. Em Washington D.C. na Smithsonian Institution, é possível encontrar a chamada “mais velha t-shirt política” com o slogan “Dew it with Dewey” que foi empregado em 1948 para a campanha presidencial do americano Thomas Edmund Dewey. Ouça a relíquia abaixo adquirida exclusivamente pela mony mony para ilustrar esse post sobre t-shirts!
Muito legal!
Na década de 50 ninguém imaginava que camisetas passariam a ser interpretadas como um estilo peculiar não apenas no modo de se vestir, mas de se comportar. Filmes como O Selvagem, Rebelde Sem Causa e Babette vai à Guerra acabaram conspirando à favor do movimento que reconhecia as t-shirts como símbolo do que viria a ficar conhecido como lifestyle.
Ao longo dos anos 60 a plataforma para auto-expressão por imagens ou simples frases concatenou-se ao movimento conhecido como Do It Yourself (Faça você mesmo) com a ajuda da banda Grateful Dead a qual apoiava que fãs fizessem as suas próprias artes nas camisetas para comercialização durante os seus shows.
A própria industria cinematográfica na década de 70, quando viu nas t-shirts uma oportunidade adicional de ganhos e campanhas de marketing do tipo “top of minds”, não perdeu tempo embarcando na nova onda com filmes como Guerra das Estrelas e E.T. Ali as camisetas ganhariam verdadeira notoriedade.
Ficou super conhecida a t-shirt com o slogan I love New York do artista Milton Glaser, condecorado inclusive pelo presidente Barack Obama. Agora, ir em Nova York e escolher os presentes (ou lembrancinhas) ficaria mais fácil.
As marcas não poderiam ficar para trás e visando o chamado brand equity ou valor patrimonial das marcas, concretizaram projetos de extensões – como a Coca Cola que hoje possui inclusive sua marca de jeans. As t-shirts vieram primeiro nesses projetos.
A omnipresença das t-shirts passou a ser algo irreversível e os direitos de reprodução e licenças tendeu à profissionalização das marcas de camisetas que deixaram o estigma de fabricantes caseiros.
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