Nenhum produto no carrinho.
Camisetas e Críticas: BigW, Aldi, Pacsun
21
fev
[dropcap]A[/dropcap]
mony mony está sempre atenta às engrenagens da moda e em especial ao mundo das t-shirts.
Recentemente explodiram casos por esse mundão à fora sobre marcas de roupas que, segundo a opinião pública, expressaram desdém ou preconceito cultural e até mesmo racista através de suas estampas.
Talvez um dos mais recentes acontecimentos foi o da camiseta com a frase “Australia Est 1788”. Vendidas na Aldi (Albrecht-Discount), a rede de supermercados se viu obrigada a retirar as camisetas de suas plateleiras após protestos feitos através do Twitter.
Mas o que gerou tanto espanto e repudio por parte dos manifestantes?
É que a rede de supermercados foi acusada de racismo, já que usar uma frase do tipo “Austrália fundada em 1788” era o mesmo que afirmar que o país só passou a existir de fato após a colonização em 1778, negando-se a reconhecer a existência prévia de uma população indígena naquelas terras.
É muito comum nos deparamos com camisetas contendo frases do tipo. Principalmente frases que alcunham o surgimento de alguma marca, o início das suas atividades (daí porque o uso da palavra ‘established’ ou sua forma abreviada ‘est’ que significa fundada (o) , estabelecida (o).
A cadeia de lojas de departamento australiana Big W também se uniu à Aldi, evitando críticas devido a tal camiseta e passou a não mais comercializá-la.
E protestos semelhantes não pararam por aí. A marca australiana Ice Design se viu no epicentro de toda uma confusão quando grupos feministas se opuseram a camiseta com a frase “Property of an Aussie Boy” ou propriedade de um australiano, em uma tradução livre. O epicentro da alegações é que mulheres não são propriedade.
Em outro evento também recente, uma cliente irresignada com a exibição de t-shirts na loja da PacSun considerou as peças indecentes. Como o gerente disse que não poderia removê-las a cliente encontrou uma solução de certa forma nada conveniente para o problema: comprou todas as unidades disponíveis no estoque por 550 dólares. Segundo a mesma, as estampas eram inapropriadas e ofensivas aos bons costumes.